O que os bastidores revelam sobre a escolha de técnicos para Corinthians e São Paulo

Uma reviravolta de cadeiras: Dorival Júnior quase foi para o Corinthians

Dorival Júnior, um treinador respeitado que conseguiu recuperar o São Paulo na temporada, estava muito próximo de se sentar no banco do time mandante na Neo Química Arena, a casa do Corinthians. Segundo informações obtidas pelo ge, o técnico foi abordado por um representante do Corinthians minutos após aceitar a oferta do São Paulo.
Corinthians e São Paulo, que tiveram inícios de temporada difíceis, tinham acabado de trocar seus técnicos na mesma semana. Rogério Ceni foi demitido do Tricolor e Fernando Lázaro deixou o comando técnico do Timão.
O percurso até a troca de técnicos
Após serem eliminados precocemente no Campeonato Paulista, Rogério Ceni no São Paulo e Fernando Lázaro no Corinthians continuaram à frente de seus times até o início do Campeonato Brasileiro.
As tensões aumentaram no Morumbi após a demissão de Ceni, que havia construído uma relação tensa com jogadores e direção durante seu mandato de um ano e meio. Uma discussão acalorada com o atacante Marcos Paulo acabou levando a situação ao limite.
Paralelamente, no Parque São Jorge, Lázaro, membro de longa data da comissão técnica do Timão, havia sido a escolha do clube para lidar com a decepção de perder Vítor Pereira, que substituiria Dorival Júnior no Flamengo.
A escolha por Dorival Júnior: a abordagem do São Paulo e a oferta tardia do Corinthians
Logo após a demissão de Ceni, o presidente do São Paulo, Julio Casares, foi pessoalmente a Florianópolis para se encontrar com Dorival Júnior, com quem chegou a um acordo completo. Pouco depois da saída de Casares, Dorival recebeu um telefonema de um representante do Corinthians.
Dorival, que tinha acabado de liderar o Flamengo a um campeonato da Libertadores invicto e uma vitória na Copa do Brasil, era uma opção atraente no mercado de técnicos. No entanto, a ligação do Corinthians chegou tarde demais. Dorival agradeceu, mas informou que já havia acertado com o São Paulo.
Os caminhos tomados por Corinthians e São Paulo
Depois que a notícia da contratação de Dorival pelo São Paulo foi anunciada, o Corinthians rapidamente demitiu Lázaro e contratou Cuca. Esta decisão, no entanto, gerou controvérsia, levando à saída de Cuca após apenas dois jogos.
Enquanto isso, o São Paulo estava desfrutando de tempos mais tranquilos sob a liderança de Dorival Júnior. Ele conseguiu levar o time ao G-4 do Campeonato Brasileiro, avançar na Sul-Americana com a melhor campanha da competição, e melhorar o clima do vestiário do Tricolor.
Dorival tem agora a tarefa de guiar o São Paulo para sua primeira vitória na Neo Química Arena e ao primeiro título da Copa do Brasil.